A AMD acaba de lançar sua mais recente série de processadores, o AMD Ryzen Threadripper Série 7000, projetada para atender às demandas dos usuários avançados e profissionais em busca de alto desempenho. Esses processadores apresentam até 64 núcleos (com uma variante Pro que chega a impressionantes 96 núcleos), atingindo velocidades de até 5,3 GHz por núcleo.
Essa notável melhoria é possível graças a melhorias na arquitetura e nas transferências de memória. Comparado com modelos anteriores, o Threadripper 7980X, com 64 núcleos, superou o Intel Xeon W9-3495X de 56 núcleos em testes internos, com um impressionante ganho de desempenho de até 94%.
A principal justificativa para a abundância de núcleos nesses processadores é a economia de tempo, especialmente em aplicações que exigem alta simultaneidade, como aquelas nas áreas científica, industrial, engenharia e criação multimídia.
A AMD alega que esses núcleos podem economizar até 27 minutos de tempo de produtividade por hora em comparação com a concorrência. Além disso, esses processadores desejam desempenhar um papel importante no campo da inteligência artificial, sendo capazes de executar modelos de aprendizado de máquina de grande escala localmente, com aumentos significativos na precisão.
Os preços dos modelos Threadripper da série não Pro variam de US$ 1.499 a US$ 4.999, com disponibilidade prevista para 21 de novembro de 2023.