Computadores: A principal diferença entre uma VPN (Virtual Private Network) e o ZTNA (Zero Trust Network Access) reside na abordagem de segurança adotada por cada uma delas.
- VPN (Virtual Private Network): A VPN estabelece uma conexão segura entre um dispositivo (como um laptop ou smartphone) e uma rede corporativa ou outro ambiente de rede, por meio de um túnel criptografado. A VPN permite que o dispositivo remoto acesse recursos e dados internos da rede como se estivesse fisicamente presente na rede local. Ela cria uma extensão da rede local para o dispositivo remoto.
Características da VPN:
- É baseada em um modelo de confiança implícita, onde uma vez autenticado na rede, o acesso a todos os recursos é permitido.
- Fornece uma conexão segura entre o dispositivo remoto e a rede corporativa.
- É adequada para permitir o acesso remoto a recursos da rede interna, como arquivos e aplicativos internos.
- O acesso é geralmente concedido com base em credenciais de login, com acesso amplo aos recursos da rede interna.
- ZTNA (Zero Trust Network Access): O ZTNA é um modelo de segurança que segue a abordagem de confiança zero, o que significa que não há confiança implícita no acesso à rede. Cada solicitação de acesso é verificada e autorizada com base em vários fatores, como identidade do usuário, contexto de segurança e comportamento.
Características do ZTNA:
- Não assume confiança implícita, independentemente da localização do usuário ou dispositivo.
- Cada solicitação de acesso é verificada e autorizada com base em políticas granulares.
- O acesso é concedido de forma seletiva apenas aos recursos específicos necessários, por meio de microssegmentação da rede.
- Pode ser implementado em diferentes ambientes, como data centers locais, nuvem pública e dispositivos móveis.
- É adequado para fornecer acesso seguro a recursos específicos, com base na identidade e contexto do usuário, independentemente de sua localização.
Em resumo, a VPN é usada para criar uma conexão segura entre um dispositivo remoto e uma rede corporativa, permitindo o acesso amplo aos recursos internos da rede. Por outro lado, o ZTNA segue a abordagem de confiança zero, concedendo acesso seletivo com base em políticas granulares, garantindo uma maior segurança e controle sobre o acesso aos recursos de rede.