As escolas de condução na Noruega estão rejeitando os carros elétricos da Tesla devido a uma característica específica: a ausência da alavanca de piscas.
Embora a Tesla seja popular no país, especialmente entre os jovens aprendizes de direção, a adoção de botões no volante para acionar os piscas tem gerado preocupações de segurança.
Ao contrário dos modelos convencionais com alavancas físicas, a abordagem da Tesla pode ser desafiadora durante manobras, como sinalizar em rotundas, onde é necessário indicar a saída. Várias escolas de condução expressaram descontentamento com essa configuração, considerando-a potencialmente perigosa.
Jåhn Hansen Øyen, da escola de trânsito Harstad Traffic School, compartilhou sua experiência ao testar o Tesla Model 3, destacando dificuldades durante a sinalização em rotundas. Ele notou que essa preocupação não era única, pois outros instrutores também relataram desafios semelhantes.
Essa questão levou algumas escolas a reconsiderar a escolha de veículos Tesla para treinamento de condução, buscando opções mais convencionais para garantir a segurança dos alunos durante as aulas práticas. A discussão em grupos dedicados a escolas de condução revelou que a ausência da alavanca de piscas tem sido uma consideração importante na tomada de decisão das escolas na Noruega.