A Noruega é um exemplo na adoção de carros elétricos, com 82,4% dos novos veículos vendidos em 2023 sendo totalmente elétricos.
Mesmo ultrapassando a meta da União Europeia, a Noruega quer eliminar carros a combustíveis fósseis até 2025, apesar de ser conhecida por sua indústria petrolífera.
O governo norueguês incentiva as pessoas a comprarem carros elétricos, e isso tem dado resultados positivos. Em 2023, 82,4% dos novos carros eram elétricos, mais do que em 2022. Híbridos plug-in foram a segunda opção, com 7,9% das vendas.
Os noruegueses compraram incríveis 90,3% de carros elétricos, entre elétricos puros e híbridos plug-in, enquanto carros a gasolina e diesel foram apenas 3,7% das vendas. A Tesla liderou as vendas, com 20% do mercado.
Apesar de alguns profissionais terem se recusado a prestar serviços à Tesla devido a questões sindicais, as vendas da Tesla não foram afetadas. A previsão é que os carros elétricos representem 95% das vendas em 2024, um ano antes da meta de 100%. Em Oslo, mais de um terço dos carros já são totalmente elétricos, e esse número pode chegar a 50% nos próximos dois anos.