A Wi-Fi Alliance finalizou a especificação do Wi-Fi 7, a mais recente norma para conectividade sem fio. Mesmo que dispositivos compatíveis com o Wi-Fi 7 já estejam disponíveis, a especificação final foi anunciada no início de 2024.
Essa nova norma permite velocidades de comunicação de até 30 Gbps, alcançadas através do uso de três bandas de frequência (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) com largura de canal de 320 MHz e 4096-QAM. Comparativamente ao Wi-Fi 6, espera-se que o Wi-Fi 7 seja 4,8 vezes mais rápido.
O Wi-Fi 7 traz várias melhorias técnicas, como canais de 320 MHz disponíveis em países com a banda de 6 GHz para Wi-Fi, Multi-Link Operation (MLO) que permite a transmissão e recepção simultâneas em vários links, 4K QAM para taxas de transmissão 20% mais altas que o 1024 QAM, entre outras características. A nova norma promete maior eficiência, menor latência e uma experiência de serviço contínuo para situações de emergência.
A previsão é que mais de 233 milhões de dispositivos com suporte para Wi-Fi 7 estejam disponíveis em 2024, e esse número pode chegar a 2,1 bilhões até 2028. Empresas como Huawei, Broadcom, CommScope Ruckus Networks, Intel, MaxLinear, MediaTek e Qualcomm estão entre as primeiras a oferecer hardware compatível com o padrão.