O iPhone, um celular muito famoso, teve uma queda grande de 30% nas vendas na China na primeira semana de 2024, de acordo com a Reuters.
Isso aconteceu porque o governo chinês impôs restrições e a concorrência, especialmente da Huawei, que é uma marca local, ficou mais forte. Isso também fez com que o número total de celulares vendidos na China diminuísse. Enquanto isso, outras marcas de celulares Android, incluindo a Huawei, continuaram crescendo.
A Apple tentou atrair mais compradores dando descontos agressivos, mas mesmo assim as vendas não melhoraram. A queda de 30% significa que vendeu 3% a menos em comparação ao ano passado, e a participação da Apple no mercado de celulares na China diminuiu um pouco.
Os especialistas acreditam que a Apple continuará enfrentando dificuldades neste ano devido à forte concorrência.
A competição está mais acirrada, principalmente com a Huawei lançando sua nova linha de celulares chamada Mate 60 em agosto do ano passado. Esse lançamento foi uma recuperação importante para a Huawei, que havia passado por problemas por causa de sanções dos Estados Unidos.
No último trimestre de 2023, a Huawei aumentou sua presença no mercado chinês de celulares em cerca de 6%, o que contribuiu para a queda nas vendas da Apple na região.