A Toyota revelou o protótipo de seu próximo carro elétrico, posicionando-se no mercado europeu com uma estratégia ambiciosa. A empresa japonesa busca adaptar-se à crescente demanda por veículos elétricos, enfrentando desafios apresentados pela mudança de tecnologia.
A mudança é tão significativa que a China ultrapassou o Japão como o maior país exportador de veículos, refletindo os dilemas enfrentados pelas principais fabricantes japonesas, como Mazda, Honda e Nissan, cada uma abordando a transição de maneira única.
A Toyota enfrenta o dilema de inovar ou manter-se fiel aos produtos mais vendidos, optando por uma abordagem mais cautelosa e entrando no mercado de carros elétricos quando este estiver mais maduro.
O histórico da empresa inclui indecisões e mudanças de curso, desde a ideia de retirar todos os carros a combustão até 2050 até a introdução do problemático Toyota bZ4X em 2022. O desastre do lançamento fez a Toyota reconsiderar seus planos, resultando em duas mudanças de curso.
A Toyota agora direciona sua estratégia elétrica para a Europa, visando lançar 15 veículos de emissões zero no mercado até 2026, totalizando 250 mil unidades vendidas anualmente.
A empresa espera abordar a crescente demanda por carros elétricos na região, comprometendo-se com uma visão mais ambiciosa após os desafios iniciais enfrentados em seu primeiro lançamento elétrico.