O ano de 2023 testemunhou um aumento significativo no tráfego global da Internet, conforme revelado pelo relatório anual da Cloudflare sobre as tendências e insights da Internet. Com um crescimento de 25%, a Internet desempenhou um papel vital na sustentação de sistemas essenciais, desde apoiar economias digitais globais até facilitar operações de redes de saúde e manter a continuidade dos negócios.
O serviço online mais popular do ano foi o Google, seguido por Facebook, Apple, TikTok e YouTube, segundo dados da Cloudflare. No cenário das redes sociais, o Facebook liderou, superando TikTok, Instagram e Twitter/X. Além disso, na categoria de IA generativa, a OpenAI conquistou o primeiro lugar, seguida por Character AI, Quillbot e Hugging Face.
O relatório também destaca que organizações financeiras foram o setor mais visado por ameaças cibernéticas em 2023, com links enganosos e tentativas de extorsão em e-mails maliciosos sendo os métodos mais comuns. Houve mais de 180 interrupções de Internet globalmente, um aumento em relação a 2022, muitas delas decorrentes de paralisações regionais e nacionais de conectividade.
Esses insights, provenientes do Cloudflare Radar, oferecem uma visão abrangente das tendências globais da Internet, utilizando dados da rede global da Cloudflare e informações agregadas e anonimizadas do serviço de DNS da Cloudflare.