A Implantação da Inteligência Artificial (IA) está prestes a remodelar o panorama do mercado de trabalho, levando cerca de 1,4 bilhão de indivíduos, equivalente a 40% da força global de trabalho, a readequar suas competências. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBM Institute for Business Value, esta transformação requerá uma atualização dos conhecimentos em diversas áreas.
Rumo a um Futuro Requalificado
A ascensão da Inteligência Artificial nos próximos três anos inevitavelmente resultará em uma mudança significativa na forma como encaramos o emprego. Este estudo revela que essa transformação afetará diretamente 1,4 bilhão de profissionais, cujas funções atuais precisarão ser adaptadas a novas competências. No entanto, o objetivo não é criar um cenário de desemprego em massa, mas sim incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos trabalhadores.
Novos Desafios, Novas Oportunidades
Diferentemente do temor que a Inteligência Artificial traga o desemprego em massa, a pesquisa do IBM Institute for Business Value indica que a IA, na verdade, abrirá portas para uma nova gama de oportunidades de emprego. As cargas tradicionais podem ser transformadas e novas funções serão criadas, exigindo que os profissionais adquiram conhecimentos atualizados.
A Mudança nos Setores
A implementação da IA não afetará todos os setores da mesma forma. Os executivos entrevistados destacam que a mudança será particularmente conveniente em setores como o jurídico, onde 97% acreditam que as mudanças serão notáveis. Em áreas como riscos e conformidade, assim como nas finanças, 93% dos participantes esperam uma influência positiva da IA.
A Adaptação nos Diferentes Níveis Hierárquicos
A pesquisa também revela que até 2025, a AI terá impacto em todos os níveis de uma organização. Esse impacto será mais pronunciado nas posições de base, onde 18% dos profissionais consideram o impacto “extremo”, enquanto 29% consideram “significativo” e 30% veem como “moderado”. Nos níveis de gestão intermediários, 48% antecipam um impacto “moderado”, enquanto 6% acreditam em um impacto “extremo” entre os gerentes seniores.
O Papel das Pessoas na Era da Inteligência artificial
Ao contrário da crença de que a IA pode levar à substituição de trabalhadores humanos, o IBM Institute for Business Value tem uma perspectiva diferente. A IA não é uma ameaça aos empregos humanos, mas sim uma ferramenta que amplia o potencial dos profissionais que a dominam. “A IA não vai substituir as pessoas, mas as pessoas que usam IA vão substituir as pessoas que não a usam”, resume o estudo.
Um Futuro de Possibilidades
Para alcançar essas conclusões, o estudo se baseou em duas pesquisas: uma com líderes globais, envolvendo 3.000 pessoas em 28 países, e outra com trabalhadores, que contornou com a participação de 21.000 funcionários de 22 países. Essas pesquisas coletivas forneceram uma visão abrangente das expectativas e percepções em relação à interseção entre IA e força de trabalho.
confira mais informações sobre inteligência artificial