Canal Tecnologia

Início » Ultimas Noticias » Órion: Laboratório de Biossegurança Pioneiro no Brasil

Órion: Laboratório de Biossegurança Pioneiro no Brasil

Por Helena Pereira
Publicado Ultima Atualização
órion Laboratório

Em um passo notável em direção ao avanço científico, o governo federal brasileiro anunciou a destinação de mais de R$ 7,89 bilhões para empreendimentos científicos, incluindo o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Dentre esses investimentos, um valor expressivo de R$ 1 bilhão foi destinado ao desenvolvimento do Órion – laboratório de última geração em Biossegurança Nível 4 (BSL-4). Esta instalação inovadora será instalada no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, São Paulo.

Revelando o Projeto Diferenciado

O que diferencia o projeto Órion dos outros 60 laboratórios BSL-4 em todo o mundo é sua conexão inovadora com uma fonte de luz síncrotron – o acelerador de partículas conhecido como Sirius. Esse avançado complexo biologicamente contido possibilitará pesquisas envolvendo patógenos capazes de causar doenças graves e de alta transmissibilidade, classificados como agentes de Nível 3 e 4 de Biossegurança de acordo com a última versão da Classificação de Risco de Agentes Biológicos.

Explorando as Fronteiras da Pesquisa

As doenças dignas de nota que se enquadram nessas categorias incluem o Ebola e infecções causadas pelos vírus Corona, incluindo o notório SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. A importância dessa conquista reside na escassez de tais estruturas abrangentes de biossegurança em toda a América Latina. Como resultado, o Brasil está prestes a se juntar aos Estados Unidos e ao Canadá como a terceira nação das Américas com capacidade de monitorar, isolar e investigar meticulosamente agentes biológicos para o desenvolvimento de métodos diagnósticos, vacinas e tratamentos.

Um vislumbre do futuro de Órion

Previsto para ser concluído em 2026, o amplo complexo de laboratórios terá aproximadamente 20.000 metros quadrados. No entanto, antes de sua estreia operacional regular, o Órion deve passar por um rigoroso comissionamento técnico-científico e obter certificações internacionais de segurança.

Abraçando o inédito

Órion é um emblema do compromisso do Brasil com o avanço das fronteiras científicas. A fusão da infra-estrutura de biossegurança de ponta com o mundialmente famoso acelerador de partículas Sirius catapulta a nação para um novo escalão de capacidades de pesquisa. Este empreendimento visionário tem o potencial de revolucionar nossa compreensão das doenças infecciosas e abrir caminho para novos tratamentos e intervenções.

Órion Laboratório de Biossegurança Brasil

No coração do Brasil, o laboratório de biossegurança Órion está prestes a se tornar um exemplo global de inovação científica e pesquisa em biossegurança. Sua conexão simbiótica com a fonte de luz síncrotron Sirius, juntamente com sua capacidade de lidar com patógenos de alto risco, solidifica sua posição como força pioneira na luta contra doenças infecciosas.

Veja mais noticias na nossa seção

Talvez Te Interesse

Canal de Tecnologia, ultimas noticias Sobre, computadores, tecnologia, smartphones, operadora de celulares, canal solar, esportes, entretenimento, filmes e séries

Canal Tecnologia – Tudo sobre as ultimas tecnologias, smartphones, canal solar, planos e noticias sobre as principais operadoras de celulares, inteligência artificial, computadores e muito entretenimento. Volte Sempre!

Editor Escolhe

Ultimos Artigos

Copyright © 2023 Canal de Tecnologia – Todos os direitos reservados.

Canal Tecnologia
Canal de Tecnologia, Ultimas Noticias Sobre, Computadores, Tecnologia, Smartphones, Operadora de Celulares, Canal Solar, Esportes, Entretenimento, Filmes e Séries