Inteligência Artificial: Em todo o mundo, os gastos de governos e empresas em tecnologia de IA chegarão a US$ 500 bilhões em 2023, de acordo com pesquisa da IDC . Mas como será usado e que impacto terá? Aqui, descrevo o que acredito serem as tendências mais importantes em torno do uso da IA nos negócios e na sociedade nos próximos 12 meses.
A IA só atingirá todo o seu potencial se estiver disponível para todos e todas as empresas e organizações puderem se beneficiar. Felizmente, em 2023, isso será mais fácil do que nunca. Um número cada vez maior de aplicativos coloca a funcionalidade de IA ao alcance de qualquer pessoa, independentemente de seu nível de habilidade técnica.
Isso pode ser tão simples quanto sugestões de texto preditivo, reduzindo a quantidade de digitação necessária para pesquisar ou escrever e-mails para aplicativos que nos permitem criar visualizações e relatórios sofisticados com um clique do mouse.
Facilidades com a Inteligência Artificial
Se não existe um aplicativo que faça o que você precisa, é cada vez mais fácil criar o seu próprio, mesmo que você não saiba codificar, graças ao crescente número de plataformas sem código e com pouco código. Isso permite que praticamente qualquer pessoa crie, teste e implante soluções baseadas em IA usando interfaces simples de arrastar e soltar ou baseadas em assistente.
Os exemplos incluem o SwayAI , usado para desenvolver aplicativos corporativos de IA, e o Akkio, que pode criar ferramentas de previsão e tomada de decisão. Em última análise, a democratização da IA permitirá que empresas e organizações superem os desafios impostos pela lacuna de habilidades em IA criada pela escassez de cientistas de dados qualificados e treinados e engenheiros de software de IA.
Capacidade de superação
Ao capacitar qualquer pessoa a se tornar cientistas e engenheiros de dados “de poltrona”, o poder e a utilidade da IA estarão ao alcance de todos nós.
IA generativa Se você perguntar à maioria das pessoas para que elas acham que a IA é útil, elas provavelmente dirão que é principalmente para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas. Embora isso geralmente seja verdade, um ramo crescente da ciência é dedicado à criação de ferramentas e aplicativos de IA que podem imitar um dos conjuntos de habilidades mais exclusivos do ser humano – a criatividade.
Algoritmos generativos de IA pegam dados existentes – vídeo, imagens ou sons, ou até mesmo código de computador – e os usam para criar um conteúdo totalmente novo que nunca existiu no mundo não digital. Um dos modelos de IA generativa mais conhecidos é o GPT-3, desenvolvido pela OpenAI e capaz de criar texto e prosa quase indistinguíveis daqueles criados por humanos.