O Japão está na corrida espacial com seu robô chamado SLIM (Smart Lander for Investigating Moon), que acaba de entrar em órbita lunar, conforme anunciado pela agência espacial Jaxa. A descida e alunagem do robô estão programadas para 19 de janeiro, e se tudo correr bem, o Japão se tornará o quinto país a pousar um dispositivo na Lua, após Estados Unidos, Rússia, China e Índia.
O foguete que levava o robô decolou em setembro da base espacial japonesa em Tanegashima, após dois cancelamentos. O Japão já havia tentado alunar um dispositivo duas vezes anteriormente, sem sucesso, em novembro de 2022 e abril de 2023, esta última tentativa realizada por uma empresa privada.
Segundo a agência de notícias Kyodo, um astronauta japonês poderá pisar pela primeira vez na superfície lunar como parte do programa norte-americano Artemis, que planeja o retorno dos Estados Unidos à Lua a partir de 2025. Até agora, apenas astronautas norte-americanos, todos homens, estiveram na Lua entre 1969 e 1972.
O SLIM entrou em uma órbita lunar elíptica que conecta os polos norte e sul da Lua, com planos de ajustar para uma órbita circular em janeiro de 2024. A descida para a Lua está marcada para 20 de janeiro, iniciando a fase final dessa missão espacial japonesa.