Grandes anunciantes, como Disney, Lionsgate e IBM, estão retirando seus anúncios do X após Elon Musk, o proprietário do site, fazer um comentário anti-semita. Na sexta-feira, a Lionsgate suspendeu sua publicidade no X em resposta ao tweet de Musk, coincidindo com o lançamento de seu último filme da franquia “Jogos Vorazes”.
A IBM também tomou medidas imediatas, suspendendo toda a publicidade no X enquanto investiga a situação considerada totalmente inaceitável. Empresas como Disney e Comcast NBCUniversal seguiram o exemplo na sexta-feira, com a Warner Bros. Discovery pausando sua presença no X.
A polêmica começou quando Musk expressou apoio a uma declaração que propagava ideias anti-semitas no X. O comentário em questão sugeria que “as populações judaicas ocidentais” perceberam que as minorias que apoiam a imigração não gostam delas. Musk republicou o comentário, acrescentando “você disse a verdade.”
Essa onda de retiradas por parte dos grandes anunciantes, ocorre em um momento em que tanto a Casa Branca quanto a Comissão Europeia adotam uma postura firme contra o X, condenando a desinformação e o discurso de ódio nas redes sociais.
A Comissão afirmou que o X é eficaz na disseminação de desinformação e discurso de ódio. Apesar das afirmações da CEO do X, Linda Yaccarino, sobre os esforços contra o anti-semitismo e discriminação, as retiradas de anúncios destacam a sensibilidade do tema e a necessidade de ações mais concretas contra discursos prejudiciais nas redes sociais.