A assinatura, custando cerca de 9,99€ por mês na web e 12,99€/mês em iOS e Android, visa atender às preocupações dos reguladores da União Europeia sobre a segmentação de anúncios e as práticas de coleta de dados da Meta.
A assinatura sem anúncios é uma resposta clara e direta às regulamentações europeias de privacidade, como a Lei dos Mercados Digitais e o GDPR, fornecendo aos usuários a escolha entre pagar por um serviço livre de anúncios ou consentir com as práticas de coleta de dados ao utilizar o serviço gratuitamente.
A empresa afirma que a experiência dos usuários não pagantes permanecerá inalterada, mantendo suas ferramentas de preferência de anúncios disponíveis.
Esta opção de assinatura estará disponível apenas para maiores de 18 anos na União Europeia, no EEE e na Suíça. Inicialmente, aplicar-se-á a todas as contas vinculadas do Facebook e do Instagram, mas a Meta planeja cobrar mais pelas contas adicionais a partir de março de 2024.
Mesmo com essa opção paga, a empresa reitera seu compromisso com um modelo de negócios apoiado por anúncios e acredita numa Internet sustentada por publicidade.