A Apple está enfrentando um revés com a suspensão das vendas nos Estados Unidos de seus populares smartwatches, Series 9 e Ultra 2.
A decisão vem como resposta a uma disputa de patentes relacionada à tecnologia de monitoramento de oxigênio no sangue presente nos dispositivos. A Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) iniciou essa medida em outubro, alegando violação dos direitos de patente da empresa médica Masimo.
A Apple anunciou oficialmente a interrupção das vendas a partir de 21 de dezembro, tanto online quanto em lojas físicas após 24 de dezembro. A decisão está agora nas mãos do presidente Joe Biden, que tem até 25 de dezembro para analisá-la.
A empresa está tomando medidas preventivas para cumprir caso a decisão seja mantida. Importante notar que outros modelos de relógios da Apple que não possuem o sensor de oxigênio no sangue não são afetados por essa disputa de patentes.
Embora as ações da Apple tenham caído 1,4% após o anúncio, Ryan Reith, vice-presidente do programa de rastreamento de dispositivos móveis da IDC, sugere que as vendas durante os feriados nos EUA não serão impactadas, prevendo que o impacto total, se confirmada a decisão, será sentido nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.
Atualmente, a Apple detém aproximadamente um quarto do mercado global de smartwatches, uma participação que tende a crescer, de acordo com a Counterpoint Research.