Uma equipe internacional de astrônomos liderada por Mireia Montes, da Universidade de La Laguna, identificou uma nova galáxia denominada “Nuvem”. Diferente das galáxias convencionais, a Nuvem é uma galáxia escura, cujas estrelas não emitem luz suficiente para serem observadas diretamente. Esta descoberta desafia a compreensão atual da formação e natureza das galáxias.
Características das Galáxias Escuras
A “Nuvem” é classificada como uma galáxia escura, brilhando com intensidade inferior a 26 mag/arcsec2. Essas galáxias são tão fracas que são desafiadoras de detectar mesmo com telescópios avançados, como o Gran Telescopio de Canarias. Apesar disso, a “Nuvem” possui uma massa considerável, cerca de 390 milhões de vezes a do Sol.
Processo de Descoberta
A detecção da “Nuvem” foi possível através do Projeto Stripe 82 Legacy do IAC, que analisa dados do SDSS. A equipe identificou um objeto difuso que despertou interesse, levando à investigação detalhada com o Gran Telescopio de Canarias e estimativa de sua distância com o Observatório do Green Bank nos EUA.
Implicações Cosmológicas
A natureza peculiar da “Nuvem” levanta questões sobre sua relação com a matéria escura. Apesar de não haver uma resposta definitiva, sua existência desafia as simulações cosmológicas baseadas no modelo de matéria escura fria (MDL), sugerindo lacunas em nossa compreensão atual da formação de galáxias.