O aumento de golpes com chamadas internacionais no WhatsApp tem preocupado usuários em todo o mundo, incluindo no Brasil. Essas chamadas, originárias de países como Indonésia, Índia, Paquistão, Vietnã e Quênia, além de serem incômodas, representam um risco à segurança, pois cibercriminosos podem disfarçar sua localização real e até falar em português para ocultar a origem das chamadas.
Os golpistas aproveitam a curiosidade dos usuários, apresentando-se como representantes de empresas com oportunidades de emprego atrativas. Usam um tom profissional para convencer os usuários de que a oferta é legítima.
Após chamar a atenção, eles solicitam que os usuários abram links da web para se candidatar a empregos falsos ou forçam a realização de chamadas para números internacionais, abrindo portas para uma série de ataques cibernéticos, como phishing e propagação de malware.
Foram relatados casos de tentativas de extorsão, em que os criminosos ameaçam divulgar dados pessoais nas redes sociais para pressionar as vítimas a realizar pagamentos. Para evitar esses golpes, é essencial ter cautela ao atender chamadas de números desconhecidos e evitar interações suspeitas, como abrir links duvidosos ou realizar ações solicitadas por chamadas internacionais suspeitas.