Um grupo britânico tornou-se pioneiro ao testar a YCT-529, uma nova pílula anticoncepcional masculina sem hormonas, segundo a Sky News. Ao contrário das versões femininas, essa pílula bloqueia a produção de espermatozoides sem o uso de hormonas, interferindo na vitamina A.
Ao longo dos anos, métodos anticoncepcionais masculinos tentaram suprimir a testosterona, o que gerou complicações. O YCT-529, se aprovado nos testes, poderia representar uma opção eficaz, abrindo espaço para a responsabilidade compartilhada na contracepção.
Estudos da YourChoice Therapeutics indicam que o YCT-529 é “99% eficaz e 100% reversível, sem efeitos colaterais”, sendo testado por 16 britânicos em colaboração com a Quotient Sciences. Se tomada diariamente, a pílula poderia oferecer uma eficácia contraceptiva superior ao preservativo.
A inovação surge após mais de 60 anos desde a última pílula anticoncepcional para mulheres. A escolha de bloquear a via de sinalização da vitamina A nos testículos, conforme explicado pela professora Gunda Georg, representa um avanço significativo na busca por métodos contraceptivos masculinos eficazes e de curto prazo.